Para nós, ser cristãos, deve ser sinônimo de viver em comunidade com todos, assim como viveu a Igreja desde o princípio.

Em um segundo momento, fomos apresentados à História da Igreja. Padre Pitico começou a pregação nos indagando quem era Deus para nós. Em meio às respostas, ele nos mostrou que nós não conseguimos sustentar nossa fé apenas pela nossa palavra. Quem fundamenta a nossa fé são os Apóstolos, que testemunharam, conviveram e nos passaram tudo aquilo que nos transmitiram. “O Papa e o bispo como sucessores dos apóstolos, guardam o magistrado da fé e são responsáveis por interpretar a palavra de Deus. ”

A Igreja nos conduz dia a dia e nos direciona uma palavra, como uma catequese, daquilo que nós precisamos ouvir. Somos Igreja Católica Apostólica Romana, e precisamos como tal, nos conduzir pela Igreja, através daquilo que os Apóstolos nos deixaram.
Um dos maiores desafios da Teologia hoje, é falar sobre aquilo que aconteceu há tempos, nos dias de hoje. A nossa liturgia é rica nesse sentido, para manter a nossa unidade. Termos como ‘hosana’ e ‘amém’, que eram práticas de comunidade na época de Jesus, foram transcritas para que nos chegassem até hoje.

A nossa Igreja se baseia em quatro princípios básicos, que encontram espelho na vida das primeiras comunidades: “eles eram perseverantes na doutrina dos apóstolos, rezavam em comum, partilhavam seus bens e comungavam da Eucaristia. ” Precisamos nos atentar à nossa história e às práticas de uma vida cristã. É na leitura que encontramos as práticas do jejum, dos sacramentos, das orações eucarísticas e de tudo o que a liturgia conserva. “Nossa Igreja é uma Igreja de tradição, e não de escrita. ”
Para nós, ser cristãos, deve ser sinônimo de viver em comunidade com todos, assim como viveu a Igreja desde o princípio.
Outro ponto importante para a nossa história, que remete à nossa Igreja Primitiva, é a vida celebrativa. Essa vida envolve os Sacramentos, pois era durante a execução destes Sacramentos que a comunidade se colocava em celebração, até mesmo na prática penitencial.

O Padre enfatizou também a importância dos mosteiros como guardiões das tradições e das liturgias da Igreja ao longo da história, já que a comunidade monástica vivia profundamente em contato com Deus e o Sagrado, mantendo ritos e tradições próprias que se perpetuam até hoje.

Com o Concílio Vaticano II, em 1961, temos a entrada de um novo tempo. A Igreja Contemporânea se inicia com documentos que passam a ser referências de nossos dogmas e de nossa Igreja. Ficou claro que “a Igreja que sai do Concílio é mais modesta e menos triunfalista. Ela quer ser uma presença viva entre os homens. ”

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