Dom Moacir nos falou à luz do tema Estrutura e Organização da Igreja
Dom Moacir nos falou à luz do tema Estrutura e Organização da Igreja e nos trouxe um pouco sobre os aspectos gerais institucionais da nossa Igreja. Começando pelo Santo Padre, o Papa, Dom Moacir disse que ele deve estar em unidade com todos os bispos e responde por toda a Igreja em qualquer situação.
Como governante e chefe da Igreja, o Papa precisa de auxílio nessa missão, e quem faz esse papel de governo junto com o Papa, é a Cúria Romana, composta por Secretaria de Estado, que faz as relações diplomáticas da Santa Sé, Congregações, que organizam e auxiliam em diversas causas, Pontifícios Conselhos, Tribunal Eclesiástico, entre outros. Quando falou de diocese, Dom Paulo nos disse que temos o Bispo Diocesano, que é escolhido pela Congregação para os Bispos, o Bispo Auxiliar e o Bispo Coadjutor, que é eleito para auxiliar um bispo que já não esteja em condições de governar, por exemplo, devido a idade avançada.
Temos também o Conselho Pastoral e dos Presbíteros, formado por todo o colegiado dos padres da diocese e por leigos também.
Depois, temos Províncias Eclesiásticas, que são uniões de várias dioceses, que têm o bispo metropolitano, que cuida dos assuntos pastorais dessas províncias. Temos também, as Conferências Episcopais, que são agrupamento de dioceses de um país, ou de uma região.
O nosso exemplo, é a CNBB, que se estrutura em 18 regionais e que conta com o Conselho Permanente, formado pela presidência da CNBB, representantes das 18 regionais e os 12 presidentes de 12 comissões episcopais pastorais. O pedido que o Papa Francisco nos faz é que todas as instâncias e estruturas da Igreja, sejam instituições missionárias, em saída.