“O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus!”
No dia 24 de novembro 2018 aconteceu Oficina de Louvor iniciou com um momento de animação e oração onde os participantes foram convidados a pedir “Ó dá-me mãos limpas, e um coração puro, arranca a vaidade, ensina-me amar”, assim como a canção nos leva a dizer.
Em seguida, no início da primeira formação foi questionado se estamos assumindo o chamado de ministro de louvor em nossa vida. Nesta formação tratou-se da importância do louvor, relembrando que o Grupo de Oração é um lugar de louvor e que o louvor é um fruto da vida no Espírito Santo.
Foi apresentado que embora tenhamos a tendência de olharmos para o mal, o louvor nos ajuda a voltar os olhos para o bem, mesmo nas situações difíceis. Ao final, recordou-se daquilo que o Papa Bento XVI falou as lideranças da RCC italiana na vigília de Pentecostes de 2012: “ façam do louvor ao Senhor um estilo de vida”.
Na segunda formação, falou-se a essência do louvor refletindo sobre a passagem da epístola aos Felipenses 2, 6-11 e relembrando o que diz o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo n. 2639: “O louvor é a forma de oração que reconhece o mais imediatamente possível que Deus é Deus! Canta-o pelo que Ele mesmo é, dá-lhe glória, mais do que pelo que Ele faz, por aquilo que Ele É”.
Logo após, falou-se sobre alguns tipos de louvor: Louvor da multidão (quando louva-se a Deus por aquilo que Ele faz na vida dos outros, faça-se memória), louvor do discípulo (louvor daquele que já conhece e tem intimidade com o Senhor) e louvor por excelência (louvar pelo que Deus é, fruto do relacionamento com Deus e com Sua Palavra).
A última formação foi a respeito das dinâmicas de louvor, onde foram apresentadas diferentes maneiras práticas de levar a assembleia a louvar. Neste momento, explicou-se algumas dinâmicas como: louvor em dupla, louvor com a Palavra, louvor ping pong, louvor com canção, louvor direcionado, louvor com partilha, louvor de libertação e louvor à Santíssima Trindade.
Ao final, Douglas Rossato (coordenador do MMA) ressaltou que precisamos de zelo por esse momento (louvor), pois é nele que preparamos o coração do povo para a graça que Deus reservou para aquele momento (Reunião de Oração).